domingo, novembro 21, 2004

Dissertações sobre bola

Eu não sou preguiçoso. Sou poupado no que toca a movimentos. Sou tipo o Caine da série Kung-Fu, lembram-se? O tipo mexia-se em câmara lenta, mas isso chegava para limpar os maus todos. Até me lembro que uma vez apanhou uma seta. Com as mãos. A mexer-se em câmara lenta. Espantoso. Eu, como é lógico, não apanho setas com as mãos. Nem tento, porque o mais certo era levar com a seta no olho, ou noutro sítio pior.

Isto tudo para dizer que me convenceram a ir amanhã jogar à bola. Jogar à bola, não futebol. Porque isso é outra coisa, mais séria, mais profissional, mais... cansativa. Eu olho para um pavilhão de futebol de cinco, e canso-me. Olho para tipos a correr aqueles campos de futebol de 11, e penso que se tivesse de o fazer, teria um ataque qualquer, tipo rebentar uma veia no pescoço. Mas quando começa, passa tudo. E se calhar qualquer um de nós que joga aquilo por prazer dá tanto ou mais que alguns que jogam aquilo por profissão. A competição nestes jogos é sempre grande. Quantas vezes não damos uma cacetada num tipo só por que ele fez uma finta a mais? Ou quando algúem dá uma catraifada a um da nossa equipa, e sentimos que temos de ser nós a remediar o assunto? E quando se dá um nó em alguém, em que só apetece gozar com ele, quando se faz uma cueca, quando se marca um golo? Sentimos que somos os maiores, que toda a gente nos viu e aplaudiu, que toda a gente torçe por nós. É este o gozo da bola, o
prazer que temos ao andar ali cerca de uma hora a correr feitos parvos, a suar que nem cavalos, a ficar irritados (e eu sei que fico, sou o primeiro a admiti-lo). Por muito preguiçoso que seja, gosto disto. A adrenalina sobe, ficamos com pica para aquilo. É cansativo, mas acaba sempre por compensar.


Eu não sou preguiçoso. Gosto de me mexer de vez em quando (quantas vezes não corri para o autocarro?) e sei que estas oportunidades não vão surgir sempre. Mas também sei que, no(s) dia(s) seguinte(s) me vão doer as pernas, os joelhos, as articulações, enfim, onde houver sítio para doer. Mas é um gozo da caraças.