quinta-feira, abril 07, 2005

Prefixos estranhos

Alguém me pode explicar qual a diferença entre "passar" e "ultrapassar"? Porquê a expressão "ultra"?? Não quer dizer a mesma coisa? Eu acho que é a mesma coisa......
Existe algum esforço “ultra” que torna a passagem mais fantástica ainda? Porquê “ultra”?
É um pouco criancice, não é? Faz lembrar as crianças que dizem: “O meu pai é mais forte que o teu.” -... ao que o outro responde: “Mas o meu pai é maior e batia no teu”.
Os adultos podem dizer: “Eu ia na auto-estrada e passei um A4 na boa.” -... ao que o outro responde: “Ah-ha..... mas eu ultrapassei um Z8 com uma perna às costas”. Se dermos atenção às palavras usadas, parece um feito muito mais glorioso.

E “barda”?????? O que é que quer dizer a expressão “barda” em.....vejamos......”bardamerda”? Qual é a diferença entre “merda” e “bardamerda”?? Não será a mesma coisa? Porquê a expressão “barda”? E de onde é que deriva esse termo, etimologicamente falando??? Não conheço nenhuma palavra que possa ter dado origem ao termo “barda”....

Iluminem a minha mente obscurecida pela ignorância, por favor.....

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quanto à primeira, suponho que deriva desse pequeno universo em que o carro é espelho do seu condutor. Cada cavalo a mais ou centimetro cubico, vulgo (cc) deve equivaler a cerca de um centimetro no 'orgão alfa' do dito condutor, ou então será precisamente uma compensação:
para cada cavalo ou cc, há um "ultra cm." que parece nascer, acalmando assim, tantas almas, sofredores incautas desse complexo de inferioridade.
Já a segunda parece-me ser fruto de um momento de clarividência de uma mente, que decide mandar ver da merda, superando o simples: "vai à..." não satisfeito, o individuo ainda em epifania, decide virar nortenho dizer "ber" da.. darlhe um "ultra" sotaque e criar esse excelso prefixo o "barda"..
Mas e daí, o que é que eu sei?!

8:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home