quinta-feira, dezembro 16, 2004

O verdadeiro espectáculo de variedades

Uma questão que perturba as nossas mentes como oitenta e dois grãos de areia no sapato, é sem dúvida a origem das coisas.

Alguns falam do ovo e da galinha, da teoria do Big Bang, da Amiga Olga, etc... Eu vou falar do tema mais assombroso de todos. Um que não temos ideia de quando surgiu, porque raio é que surgiu, quem foi a “mente brilhante” por trás e, falando da sua origem, o que surgiu primeiro...... As doenças, a televisão, os hospitais, a música pimba, o Natal ?....

É verdade, estou a falar-vos do Natal dos Hospitais.
Chegou a época natalícia. Temos frio, estamos mais felizes, a ideia dos presentes, da união, da felicidade, dos feriados festivos traz-nos sempre (mesmo para os que dizem que detestam o Natal) uma melhor disposição. Isto até sermos confrontados com uma de três situações:
- A música de Natal nos centros comerciais apinhados de gente, conforme o brilhante post do Manares.
- A 3.467ª vez que passa na televisão portuguesa filmes como o “Sozinho em Casa”, “E.T.” ou “Música no Coração”.
- O Natal dos Hospitais.

E o que é que podemos ver no Natal dos Hospitais? Pessoas altamente medicadas devido às dores (em alto estado vegetativo) , putos com braços/pernas/ossos em geral partidos, muita cadeira de rodas, algum sangue esborratado nas gazes dos curativos, tudo isto misturado com pimbalhada, homens de maillot, mágicos incompetentes, ventríloquos que mexem a boca e artistas da Feira Popular.

É um espectáculo degradante que, tal como os enforcamentos públicos da Idade Média, arrasta multidões de espectadores. Há mesmo quem ache piada a isto. “Oh, tão lindo aquele puto, com a armação na cabeça por ter partido o pescoço, a olhar para a Ágata!!” ; “Já viste, querida? Estão a trocar o soro àquele idoso que mijou pelas pernas abaixo. Ele está a gostar tanto do Bonga que nem dá por isso...”

Como se já não nos bastassem espectáculos degradantes, como as desgraças que passam nos Telejornais, na Quinta das Celebridades, nas manhãs do Goucha, ainda conseguimos “espremer” o Natal dos Hospitais nos 3 canais Portugueses (sem Cabo).

O que me faz algum receio de escrever este post é olhar para os espectadores do Natal dos Hospitais e, de vez em quando, ver pessoas que me parecem bastante saudáveis e, ao que parece, aterradas com os shows. Penso sinceramente que estão amarradas às cadeiras de rodas e aquilo é um castigo qualquer. Possivelmente cometeram um acto que é grave demais para passar impune e grave de menos para a cadeia. Então, são obrigados a passar quatro horas e meia a ver o Natal dos Hospitais, ameaçados pelos enfermeiros brutos. “Queres armar-te em engraçadinho outra vez ?? Vê lá se queres ser magoado a sério... Olha que essa cadeira de rodas pode vir a dar-te jeito.”

2 Comments:

Blogger Manares said...

Só tenho uma coisa a dizer: o Natal das Prisões ainda percebo, quer dizer, eles estão presos por algum motivo, são criminosos e tal, e como não os podemos torturar por causa duma cena qualquer (Direitos Humanos, ou uma cena parecida) damos-lhes com aquelas horas todas a ouvir aquilo para ver se eles aprendem a lição. Mas Natal dos Hospitais? Eles já estão doentes, em sofrimento, era preciso estar a aumentar a dor destas pessoas? Realmente...

12:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu GOSTO ..... :D

4:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home